Perguntas Frequentes

Tem questões
para levantar?

A Rede MULTICAIXA está aqui para o ajudar a esclarecer as suas questões de forma clara e sucinta.

Caixa Automático Terminal de Pagamento Automático MULTICAIXA Express Cartões Problemas

O que é o TPA?

O Terminal de Pagamento Automático mais conhecido por TPA / POS é o terminal para aceitação de pagamento de compras em estabelecimentos comerciais (ponto de venda).

Permite o acesso a um vasto leque de serviços e de funcionalidades como compras, pagamentos ou levantamento de numerário, através da utilização de cartões bancários.

O que é o Pagamento Automático?

É o serviço que é oferecido a portadores ou titulares de cartões bancários (de débito, de crédito ou de pré-pagos) através do qual podem proceder ao pagamento de compras ou serviços, utilizando um CA/ATM, um TPA/POS (físico ou virtual) ou o MCX Express.

O que é o Talão Confirmativo da Transacção?

O talão que confirma a transacção é um documento que comprova a transacção efectuada com um cartão bancário.

Este talão tem normalmente o nome do titular e o número do cartão, para além da identificação do comerciante, no caso de a operação consistir no pagamento de um bem ou serviço.

Por razões de segurança, o número do cartão pode ser total ou parcialmente omitido.

Dependente do terminal de pagamento utilizado, a emissão do talão pode ou não exigir a introdução prévia do código secreto (código pessoal ou PIN) e/ou a assinatura do titular do cartão no espaço reservado para o efeito.

No caso de a transacção ser processada em terminal de pagamento electrónico, todos os dados da operação são registados electronicamente, pelo que o talão serve essencialmente para o titular conferir os movimentos efectuados com o extracto que o emissor do cartão lhe enviar.

O que é uma Impressora de Talões?

É um mecanismo destinado a emitir talões confirmativos das transacções, com reprodução do nome, do número de conta do titular do cartão, além da identificação do comerciante. Por razões de segurança o número do cartão pode ser total ou parcialmente omitido.

O que é o Adiantamento de Dinheiro?

Adiantamento de Dinheiro é a possibilidade, conferida ao titular de um cartão de crédito, de levantar dinheiro em Caixas Automáticos ou em balcões dos bancos que disponham dessa função.

A utilização do cash-advance não é gratuita e está sujeita ao pagamento das taxas de juro e comissões que devem constar das condições gerais de utilização acordadas com a respectiva entidade emissora.

Uma compra não realizada foi-lhe debitada?

Esta situação pode acontecer quando, por algum motivo, uma operação não é concluída no TPA, mesmo após a autorização do sistema.

Nestas situações, a reposição do montante debitado ocorre assim que o TPA utilizado voltar a estabelecer comunicação com o sistema.

Caso esta operação fique por reembolsar, o utente do cartão deverá reclamar junto do banco emissor do cartão.

A sua operação foi recusada?

  • Aviso no visor do cliente: “OPERAÇÃO ANULADA / CANCELED”

A operação não se concretizou devido a uma falha na comunicação entre o TPA e o sistema.

  • Aviso no visor do cliente: “SEM EFEITO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o cartão estar inibido, por não se ter conseguido contactar o emissor ou por o adquirente (acquirer) ter solicitado no visor do comerciante para este o contactar telefonicamente.

  • Aviso no visor do cliente: “NÃO AUTORIZADO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema. Pode acontecer por: 1) insuficiência de saldo disponível 2) a operação estar a ocorrer sem ligação ao emissor ou ao adquirente (acquirer) 3) o saldo do cartão ou da conta não permitir a realização da compra 4) o cartão estar caducado 5) o emissor ou o adquirente (acquirer) a ter recusado sem motivo explícito.

  • Aviso no visor do cliente: “CÓDIGO ERRADO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o código secreto introduzido não estar correto.

  • Aviso no visor do cliente: “FALTOU CÓDIGO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por não ter sido introduzido o código secreto. Esta situação ocorre quando, após confirmação do valor com a tecla verde (OK), se prime novamente a mesma tecla antes da introdução do código secreto.

  • Aviso no visor do cliente: “TPA SEM CONTRATO | CANCELED / ANULADO”

A operação não foi autorizada pelo sistema por o comerciante não ter contratada a aceitação de cartões da marca do cartão do cliente.

O sistema não consegue ler a banda magnética ou o chip do cartão?

Esta situação poderá ter acontecido por uma das seguintes razões:

  • Leitura deficiente do cartão aquando da passagem pelo leitor, por má colocação do cartão ou por o leitor do terminal não estar em boas condições;
  • Avaria no chip do cartão;
  • A banda magnética do cartão poderá estar danificada. Se o cartão não for utilizável noutros pontos de acesso à Rede MULTICAIXA (em CA ou noutros TPA), deve ser substituído. Tratando-se de um cartão de crédito, a identificação do cartão poderá ser efectuada através da introdução manual do seu número caso o comerciante tenha autorização para o efeito.

O que é o Cartão de Supervisor?

É um cartão de banda magnética que identifica o comerciante perante o terminal POS.

Este cartão possui informação sobre a conta do comerciante que será creditada pelo valor das operações realizadas durante o Período Contabilístico Local no terminal.

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