Perguntas Frequentes

Tem questões
para levantar?

A Rede MULTICAIXA está aqui para o ajudar a esclarecer as suas questões de forma clara e sucinta.

Caixa Automático Terminal de Pagamento Automático MULTICAIXA Express Cartões Problemas

O que é o Caixa Automático?

É o equipamento que permite aos utentes de cartões bancários terem acesso a um vasto conjunto de serviços e de funcionalidades como:

  • Levantamento de numerário
  • Pagamento de serviços
  • Consultas de saldo e movimento de conta
  • Transferências bancárias
  • Adesão ao canal MCX Express
  • Alteração do PIN do cartão

O que é Banco de Apoio de Caixa Automático?

O Banco de Apoio de Caixa Automático é uma Instituição Financeira responsável pelas condições de instalação e de suporte logístico do CA/ATM, designadamente, pelo abastecimento de numerário e papel para talões (definição do Aviso N. 05/2017 de 10 de Julho do BNA).

O seu cartão foi capturado?

A captura de cartão pode acontecer por diversos motivos.

O sistema está preparado para comunicar esses motivos ao utilizador:

  • Cartão em lista negra
  • Tentativas de PIN excedidas
  • Cartão expirado ou inválido
  • Ataque contra o sistema
  • Captura por avaria do CA
  • Captura por ordem da instituição emissora

O utente do cartão deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para a resolução do problema.

O CA não deixa o cliente recolher o cartão?

Quando o CA indica ao cliente que deve recolher o cartão, mas este não é apresentado ao cliente para recolha significa que o mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente.

O cliente deve aguardar cinco minutos e informar imediatamente a instituição emissora do cartão.

Se estiver acompanhado por uma pessoa conhecida, deverá solicitar-lhe que aguarde junto do CA enquanto contacta a instituição.

O aparente mau funcionamento do mecanismo de entrega do cartão pode configurar uma tentativa de fraude.

A sua operação demorou muito tempo?

O CA tem várias temporizações para a realização de diferentes operações.

Se o cliente demora muito tempo a desencadear uma operação e não a realiza no tempo estipulado, a mesma operação será interrompida.

É fornecida uma mensagem indicativa de que terminou o tempo disponível e o cartão é entregue ao cliente, para que possa repetir a operação.

O seu cartão foi retido?

Terminado o tempo disponível para a retirada do cartão (time-out), este é retido por motivos de segurança.

A agência pode devolver o cartão após os procedimentos devidos, nomeadamente, identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada.

Nas situações em que não é possível a entrega do cartão, o utilizador deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolver o respetivo problema.

O valor das notas entregues difere do valor solicitado?

Pode ocorrer falhas na contagem de notas.

Se o valor entregue for diferente do que foi solicitado, o cliente deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão com o talão da operação e solicitar a regularização da situação.

Caso não possua o talão comprovativo, o cliente terá de identificar o local onde se encontra o CA, bem como a data e a hora (aproximada) da realização da operação.

O CA recolheu as suas notas?

Quando o cliente não retira as notas no tempo definido, o CA recolhe-as como medida preventiva implementada no sistema.

O valor do levantamento poderá ser regularizado na conta debitada, mas o cliente deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.

O CA estava em actualização?

Quando o CA apresenta a mensagem “CA em actualização”, é quando o CA entra automaticamente em processo de actualização do sistema, não tendo nenhuma relação com a operação antes realizada.

Normalmente, esta mensagem dura menos de um minuto.

O cliente seguinte (ou o mesmo, caso queira realizar outras operações) poderá aguardar pela conclusão da actualização.

O CA não conseguiu ler o cartão introduzido?

Quando o CA não consegue ler o cartão introduzido:

  • O cartão introduzido no CA pode ter problemas no chip ou na banda magnética.
  • Pode haver uma anomalia no leitor de cartões do CA.
  • O CA apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente.

O cliente deve tentar utilizar outros CA's, antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.

O talão emitido pelo CA não estava legível ou não saiu?

Quando o talão emitido pelo CA não sai ou tem uma difícil leitura, o cliente poderá dirigir-se a outro CA e obter uma 2ª via do talão relativo à operação.

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