Perguntas Frequentes

Tem questões
para levantar?

A Rede MULTICAIXA está aqui para o ajudar a esclarecer as suas questões de forma clara e sucinta.

Caixa Automático Terminal de Pagamento Automático MULTICAIXA Express Cartões Problemas

MULTICAIXA Express

1. O que é a App MULTICAIXA Express?

É uma inovadora aplicação que oferece uma solução para pagamentos, consultas, levantamentos, transferências e compras online através do telemóvel e que permite ter o MULTICAIXA sempre à mão.

 

2. Onde está disponível a aplicação MULTICAIXA Express?

A aplicação (App) está disponível na Apple Store e Play Store.

 

3. É preciso ter acesso à Internet para usar o MULTICAIXA Express?

Sim, poderá aceder ao MULTICAIXA Express através de uma rede Wi-Fi ou usando a rede de dados móvel. Nas redes de dados móvel da Unitel, Movicel e Africell, poderá utilizar a App MULTICAIXA Express, sem que tenha saldo de dados.

 

4. Activei o MULTICAIXA Express e não consigo aceder a todos os Menus, além das Consultas. O que faço?

Deve dirigir-se ao seu Banco e solicitar a associação do número do telemóvel ao seu cartão.

 

5. A minha conta MULTICAIXA Express está cancelada. E agora?

Dirija-se a um Caixa Automático e faça nova adesão.

 

6. O que é um favorito?

Favorito é um conjunto de dados guardados, de uma determinada operação financeira (Pagamentos e Transferências), para o uso futuro (reutilizar).

 

7. Como criar favoritos?

No menu de inserção dos dados de um Pagamentos ou de Transferências, clicar em "adicionar favorito" para gravar o nome do favorito. Também poderá fazê-lo a partir do Menu Actividade, ao clicar sobre determinada operação de Pagamentos ou Transferências.

Adesão e Activação

1. Como adiciono cartões bancários ao MULTICAIXA Express?

A adição de um cartão só poderá ser feita quando o utilizador já tiver pelo menos um cartão na App e poderá ser feita de duas formas:

          No Caixa Automático:

               1º Seleccione "Outras Operações MULTICAIXA Express"

               2º Adição Novo Cartão

               3º Introduza o número de Telemóvel Activo.

          Na App MULTICAIXA Express:

               1º Efectue Login e selecione o cartão que pretende adicionar

               2º Activar cartão

               3º Introduza as coordenadas do número do seu cartão.

 

2. Quantos cartões posso adicionar ao MULTICAIXA Express?

É possível associar até dez (10) cartões MULTICAIXA, do mesmo banco ou de bancos diferentes.

 

3. Porquê que o meu cartão desapareceu da App?

Podem existir várias razões. Pode ter expirado, por ter sido anulado, cancelado ou removido, a partir do Caixa Automático ou na App MULTICAIXA Express.

 

4. Como cancelar o serviço MULTICAIXA Express?

Para efectuar o cancelamento do MULTICAIXA Express contacte a Linha de Apoio ou poderá ainda cancelar o serviço no Caixa Automático com um cartão activo. Para tal, siga os seguintes passos:

               1º Outras Operações

               2º MULTICAIXA Express

               3º Cancelar Serviço.

Levantamentos MULTICAIXA Express

1. O que devo fazer se o meu código de levamento sem cartão expirar?

Deve aguardar que o dinheiro volte a ficar disponível na sua conta.

 

2. Perdi o meu código do pedido de Levantamento sem Cartão, como reavê-lo?

Pode reavê-lo por duas vias:

  1. Através da App: Levantamentos sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido
  2. Através do Caixa Automático: Levantamentos Sem Cartão / Consultas / Escolher Pedido / Imprimir / Visualizar a Referência

 

3. Que montantes posso levantar?

O levantamento MULTICAIXA Express cumpre as mesmas regras aplicáveis aos levantamentos com cartão na Rede MULTICAIXA.

 

4. Qual é a validade do código de levantamento MULTICAIXA Express?

O código tem validade de 24 horas. Após este limite o código gerado expira, sendo necessário repetir o processo para gerar um novo código na App MULTICAIXA Express.

 

5. Posso cancelar o código gerado?

Sim. Basta aceder ao MULTICAIXA Express, Levantamentos, Consulta e cancelar o código. 

Validação de número de telemóvel e envio de Token por SMS

1. Para além do banco, existe outra maneira para solicitar a associação do número de telemóvel ao meu cartão?

Não. Apenas poderá solicitar a associação ou a alteração do número de telemóvel no seu banco.

 

2. Efectuei a activação do serviço MULTICAIXA Express e, ao realizar as operações de pagamentos, transferências ou levantamento sem cartão a App pede um código de verificação, o que faço?

Deverá garantir que tem o SIM Card (chip), no mesmo telemóvel em que tem instalado o MULTICAIXA Express, caso contrário não conseguirá concluir a operação que está a realizar.

Compras com MULTICAIXA Express

1. O que são compras com MULTICAIXA Express

São compras realizadas em lojas online ou lojas físicas utilizando a App MULTICAIXA Express.

 

2. Como efectuo a compra com o MULTICAIXA Express?

Existem duas formas de efectuar compras.

 

Em lojas online: existem duas formas para autorizar uma compra

1ª Forma: clicar sobre a notificação recebida no seu dispositivo móvel;

2ª Forma: no ecrã principal do MCX Express deverá aceder ao Menu Compras em curso, e de seguida clicar sobre o item que lá encontrar;

 

Em lojas físicas: seguindo os seguintes passos

  • Aceda ao MULTICAIXA Express;
  • Selecione o Menu Compras;
  • Aponte o telemóvel para ler o código QR;
  • Seleccione o cartão com o qual pretende efectuar a compra;
  • Verifique o montante e autorize a compra, inserindo o seu PIN MULTICAIXA Express.

 

3. Quantas compras posso fazer por dia com o MULTICAIXA Express?

Várias compras desde que o montante esteja dentro do limite estipulado pela rede MULTICAIXA, ou pelo limite estabelecido pelo seu banco.

 

4. O que é necessário para efectuar uma compra com o MULTICAIXA Express?

Para efectuar a compra, deverá ter o MULTICAIXA Express instalado e activo, no seu telemóvel e garantir que a câmara do seu telemóvel está funcional.

 

5. Ao clicar sobre o Menu Compras, no MULTICAIXA Express obtenho um erro de funcionalidade indisponível, o que faço?

Contacte o seu banco e solicite a associação do seu número de telemóvel ao cartão.

 

Segurança

1. É seguro utilizar o MULTICAIXA Express?

Sim. O MULTICAIXA Express utiliza protocolos de segurança que garantem a confidencialidade, integridade e autenticação dos dados transmitidos, processados e armazenados, seguindo as mais recentes e exigentes normas de segurança internacional. Todas as comunicações e transacções do MULTICAIXA Express são monitorizadas 24 horas por dia e 365 dias por ano por uma equipa totalmente dedicada à prevenção e detecção de fraude.

 

2. O que é o PIN MULTICAIXA Express?

O PIN MULTICAIXA Express é o código de 6 dígitos definido pelo utilizador aquando da adesão ao serviço. O utilizador pode alterar o seu PIN MULTICAIXA Express sempre que desejar (ex.: se suspeitar achar que tenha sido visualizado por outras pessoas). A alteração do PIN MULTICAIXA Express poderá ser feita através da App, recorrendo as “Configurações” ou a partir de um ATM.

 

3. Por que motivo fiquei temporariamente com acesso limitado no MULTICAIXA Express, assim que activei a App?

Esta limitação temporária serve para verificar a segurança da activação da sua conta no MULTICAIXA Express e protege-la contra acessos não autorizados. É uma medida de protecção para garantir que somente você tem controlo sobre o seu MULTICAIXA Express, reduzindo o risco de burlas e fraudes.

 

4. Por que motivo não posso aceder a todas as funcionalidades do MULTICAIXA Express?

Para sua segurança, após a activação da sua conta MULTICAIXA Express, poderá ter algumas funcionalidades indisponíveis durante um período de tempo. Será notificado por mensagem SMS quando tiver acesso a todas as funcionalidades.

Gestão de Cartões

1. Como posso proteger o(s) meu(s) cartão(s)?

No MULTICAIXA Express, siga os seguintes passos: Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo); Proteger cartões; Seleccione o cartão que pretende proteger; Seleccione “Definir Limite” ou “Bloquear cartão” e no final confirme a operação.

 

2. Para que servem as funcionalidades que se encontram sobre o Menu Proteger Cartões?

O Menu Proteger Cartões contém funcionalidades que garantem a segurança do cartão MULTICAIXA (físico) bem como o controlo da movimentação de fundos, que são: bloquear, desbloquear e definir limite diário do cartão.

 

3. Qual é a vantagem na utilização do serviço Proteger Cartões?

O serviço Proteger Cartão traz grandes vantagens, o utente do cartão MULTICAIXA, pode definir limites diários, para as suas transacções, o que; e também inibir o cartão de ser usado em caso de roubo ou extravio, através do bloqueio e desbloqueio do mesmo.

 

4. Quais são as operações disponíveis no serviço Proteger Cartões?

No serviço Proteger Cartão é possível realizar as seguintes operações: Bloquear cartão; Desbloquear cartão; Definir Limite diário do cartão; Remover Limite diário do cartão.

 

5. Para que serve a operação de desbloquear cartão?

Esta operação permite que o cartão seja utilizado novamente em todos os canais da Rede MULTICAIXA.

 

6. Para que serve a operação de Definir Limite Diário?

Esta operação permite ao utilizador definir o montante máximo diário das operações financeiras a serem efetuadas com o cartão, em todos os canais da Rede MULTICAIXA.

No Internet Banking esta funcionalidade abrange apenas o Pedido de Levantamento sem Cartão.

 

7. Para que serve a operação de Remover Limite diário?

Esta operação permite ao utilizador remover o Limite diário anteriormente definido no MULTICAIXA Express ou no Internet Banking do seu Banco.

 

8. Posso definir um Limite diário para um canal específico?

Não é possível, porque este limite afecta todos os canais da Rede MULTICAIXA.

 

9. Quais são os passos para desbloquear um cartão?

Para desbloquear o cartão: Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo); Gestão de cartões; Proteger Cartões e Desbloquear Cartão.

 

10. Quais são os passos para Definir e Remover o Limite diário de um cartão?

Para definir limite diário de um cartão: Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo); Gestão de Cartões; Proteger Cartões; Limite Diário.

Para remover o limite diário de um cartão: Menu de Gestão (opção do canto superior esquerdo); Gestão de Cartões; Proteger Cartões; Remover limite diário.

 

11. O que acontece com um cartão depois de ter sido bloqueado?

Um cartão bloqueado através do serviço proteger Cartão fica impossibilitado de transaccionar nos canais MULTICAIXA Express, Internet Banking para operações de Levantamentos Sem Cartão, ATM e TPA.

 

Transferências Express

1. Quais os passos para se efectuar uma Transferências Express?

Para efectuar uma Transferência Express basta seguir os seguintes passos:

  1. Como ordenante:
    1. Aceda ao Menu Transferências;
    2. Transferências Express;
    3. Insira o número de telemóvel do destinatário (que poderá ser inserido manualmente ou extraído da lista de contactos), Nome do Ordenante, Valor a transferir e uma mensagem para o destinatário (que é opcional);
    4. Confirme inserindo o seu PIN MULTICAIXA Express;
    5. Caso o Destinatário tenha aderido ao MULTICAIXA Express e tenha pré-definido o cartão para a recepção da transferência, o envio dos fundos acontecerá de forma imediata e tanto o ordenante como o destinatário serão notificados de que a mesma foi efectuada com sucesso; Caso contrário, a transferência poderá ficar pendente, até o destinatário aderir ao MULTICAIXA Express e ficará pendente, por 30 minutos, até que o destinatário predefina o cartão para a recepção.

 

2. Qual a diferença entre as Transferências Bancárias e as Transferências Express?

A diferença entre as duas transferências assenta no seguinte:

  1. Nas Transferências Bancárias, deve-se utilizar o IBAN do destinatário. Neste caso o dinheiro poderá ficar disponível na conta do destinatário, 24 horas após a realização da transferência;
  2. Nas Transferências Express, deve-se utilizar o nº de telemóvel do destinatário. Neste caso, o dinheiro fica disponível na conta do destinatário imediatamente.

 

3. O que acontece caso efectue uma Transferência Express para um número de telemóvel que não aderiu ao MULTICAIXA Express?

A transferência poderá ficar pendente, o destinatário será notificado e convidado a aderir ao MCX Express para receber a Transferência.

 

4. Quanto tempo o Destinatário tem para indicar o cartão no qual pretende receber a Transferência Express?

Atualmente o destinatário tem 3 horas para indicar o cartão no qual pretende receber a transferência.

 

5. Caso eu tenha efectuado uma Transferência Express por engano para um número de telemóvel, como faço para reaver os meus valores?

Uma vez efectuada a Transferência Express, tal como todas as transacções na rede MULTICAIXA, ela é irreversível.

 

6. Quais os limites existentes para se efectuar uma Transferência Express?

Existem limites tanto para o ordenante como para o destinatário. De momento existem os seguintes:

  • Por operação o utilizador tem um limite máximo de 100.000,00 Kzs;
  • Diariamente o utilizador tem um limite máximo de 300.000,00 Kzs;
  • Mensalmente o utilizador tem um limite máximo de 1.200.000,00 Kzs;

 

7. Ao efectuar uma Transferência Express o que pode acontecer se o destinatário estiver com o móvel desligado?

Caso o destinatário tenha o telemóvel desligado, mas antes tenha pré-definido o cartão, para a recepção da transferência, a mesma será efectuada com sucesso. Caso o destinatário não tenha pré-definido o cartão, a transferência ficará pendente durante 3 horas, findo a qual, a transferência é cancelada.

Débitos Directos

1. O que são os Débitos Directos?

Os débitos directos são autorizações dadas por um titular de conta, a uma empresa ou entidade, para retirar fundos directamente da sua conta bancária para pagamento de produtos ou serviços. O débito directo é uma forma conveniente de automatizar pagamentos recorrentes, como contas de serviços públicos, assinaturas, empréstimos, entre outros.

 

2. Como funcionam os Débitos Directos?

Quando o utilizador do MULTICAIXA Express autoriza um débito directo, ou activa uma ADC, a empresa ou entidade prestadora de serviço é autorizada a retirar fundos da sua conta bancária de forma automática, de acordo com as condições e datas previamente acordadas. Os débitos directos são processados electronicamente e os valores são transferidos directamente da conta associada ao cartão com o qual o utilizador activou a ADC, para a conta da empresa prestadora de serviço.

 

 3. Como autorizar um Débito Directo na minha conta?

Para autorizar um débito directo na sua conta, basta contactar a empresa prestadora de serviço e informar que pretende activar os débitos directos. Esta irá disponibilizar-lhe os seguintes dados, no sentido de poder activar os débitos directos no MULTICAIXA Express: IEC – Identidade da Entidade Credora e a ADC – Autorização de débito em conta.

Ao preencher estes dados no MULTICAIXA Express e activar a ADC, o utilizador estará a autorizar que lhe seja debitado determinado valor, em determinadas datas de pagamento.

 

 4. Como activar uma Autorização de Débito em Conta (ADC) no MULTICAIXA Express?

Para activar uma ADC no MULTICAIXA Express basta seguir os seguintes passos:

  1. O cliente deverá escolher o cartão que pretende associar aos Débitos Directos;
  2. No ecrã inicial, escolher a opção “DÉBITOS DIRECTOS”;
  3. Escolher a opção “ACTIVAR ADC”;
  4. Introduzir o número a IEC (Identidade/Identificação da entidade credora) e da ADC (Autorização de Débito em Conta) – referências fornecidas pela entidade credora do cliente;
  5. Confirmar os dados introduzidos (IEC e ADC) e igualmente o nome da entidade credora;
  6. Colocar o PIN MULTICAIXA Express e a operação terá sido efectuada com sucesso.

 

5. Como posso saber que débitos directos estão autorizados na minha conta ou consultar uma Autorização de Débito em Conta (ADC) no MULTICAIXA Express?

Para consultar uma ADC no MULTICAIXA Express basta seguir os seguintes passos:

  1. O cliente deverá escolher o cartão que foi associado aos Débitos Directos;
  2. No ecrã inicial, escolher a opção “DÉBITOS DIRECTOS”;
  3. Escolher a opção “CONSULTAS”;
  4. O cliente irá encontrar listadas todas as ADC associadas ao cartão;
  5. Para mais detalhes de uma ADC, o cliente deverá clicar sobre a mesma.

 

6. Como cancelar um débito directo?

Para cancelar um débito directo, basta seguir os seguintes passos:

  1. O cliente deverá escolher o cartão a qual associou o Débito Directo;
  2. No ecrã inicial, escolher a opção “DÉBITOS DIRECTOS”;
  3. Escolher a opção “CONSULTAS”;
  4. Fazer um scroll-down até ao final do ecrã e em seguida clicar no botão Cancelar;
  5. Inserir o seu PIN do MULTICAIXA Express.

 

7. Qual a diferença entre um Débito Directo e uma transferência bancária?

A principal diferença entre um débito directo e uma transferência bancária é que no débito directo a empresa prestadora de serviço autorizada a retirar fundos da sua conta, enquanto que na transferência bancária o utilizador manualmente transfere os fundos de uma conta para outra.

 

8. Como altero a data de um débito directo?

Para alterar a data do Débito Directo deverá contactar a entidade responsável e solicitar a alteração da data.

 

9. O que acontece caso não tenha saldo suficiente na minha conta para cobrir um débito directo?

Se não houver saldo suficiente na sua conta para cobrir um débito directo, haverá novas tentativas de cobrança por parte da empresa prestadora de serviço.

 

10. Quais são as boas práticas para utilizar o débito directo?

Para utilizar o débito directo de maneira eficiente, siga estas boas práticas:

a) Monitore regularmente os seus extratos bancários para acompanhar as transacções realizadas.

b) Utilize o MULTICAIXA Express para gerenciar e cancelar ADCs sempre que necessário.

 

11. Qual é o prazo para activar ou cancelar um débito directo?

O prazo para activar uma ADC no MULTICAIXA Express é de 13 meses. Para cancelar um débito directo é recomendável fazer isso com pelo menos 15 dias de antecedência em relação à data prevista para o débito.

 

12. O que devo fazer caso discorde de um débito directo autorizado na minha conta?

Se discordar de um débito directo autorizado na sua conta, entre em contacto com a empresa prestadora de serviço para resolver a situação e, se necessário, contestar a transação junto do seu banco.

 

13. Posso solicitar reembolso de um débito directo?

Sim, pode solicitar o reembolso de um débito directo. Para isso, basta entrar em contacto com o seu banco dentro do prazo de 60 dias e solicitar o reembolso. O banco irá orientá-lo sobre os procedimentos necessários.