Perguntas Frequentes
Tem questões
para levantar?
A Rede MULTICAIXA está aqui para o ajudar a esclarecer as suas questões de forma clara e sucinta.
O que é o cartão de supervisor?
É um cartão de banda magnética que identifica o comerciante perante o terminal POS. Este cartão possui informação sobre a conta do comerciante que será creditada pelo valor das operações realizadas durante o Período Contabilístico Local no terminal.
O que é o Caixa Automático?
É o equipamento que permite aos utentes de cartões bancários terem acesso a um vasto conjunto de serviços e de funcionalidades como:
- Levantamento de numerário
- Pagamento de serviços
- Consultas de saldo e movimento de conta
- Transferências bancárias
- Adesão ao canal MCX Express
- Alteração do PIN do cartão
O que é Banco de Apoio de Caixa Automático?
O Banco de Apoio de Caixa Automático é uma Instituição Financeira responsável pelas condições de instalação e de suporte logístico do CA/ATM, designadamente, pelo abastecimento de numerário e papel para talões (definição do Aviso N. 05/2017 de 10 de Julho do BNA).
O seu cartão foi capturado?
A captura de cartão pode acontecer por diversos motivos.
O sistema está preparado para comunicar esses motivos ao utilizador:
- Cartão em lista negra
- Tentativas de PIN excedidas
- Cartão expirado ou inválido
- Ataque contra o sistema
- Captura por avaria do CA
- Captura por ordem da instituição emissora
O utente do cartão deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para a resolução do problema.
O CA não deixa o cliente recolher o cartão?
Quando o CA indica ao cliente que deve recolher o cartão, mas este não é apresentado ao cliente para recolha significa que o mecanismo de entrega do cartão ao cliente não funcionou adequadamente.
O cliente deve aguardar cinco minutos e informar imediatamente a instituição emissora do cartão.
Se estiver acompanhado por uma pessoa conhecida, deverá solicitar-lhe que aguarde junto do CA enquanto contacta a instituição.
O aparente mau funcionamento do mecanismo de entrega do cartão pode configurar uma tentativa de fraude.
A sua operação demorou muito tempo?
O CA tem várias temporizações para a realização de diferentes operações.
Se o cliente demora muito tempo a desencadear uma operação e não a realiza no tempo estipulado, a mesma operação será interrompida.
É fornecida uma mensagem indicativa de que terminou o tempo disponível e o cartão é entregue ao cliente, para que possa repetir a operação.
O seu cartão foi retido?
Terminado o tempo disponível para a retirada do cartão (time-out), este é retido por motivos de segurança.
A agência pode devolver o cartão após os procedimentos devidos, nomeadamente, identificação do cliente e autorização da agência onde a conta está domiciliada.
Nas situações em que não é possível a entrega do cartão, o utilizador deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão para resolver o respetivo problema.
O valor das notas entregues difere do valor solicitado?
Pode ocorrer falhas na contagem de notas.
Se o valor entregue for diferente do que foi solicitado, o cliente deverá dirigir-se à instituição emissora do cartão com o talão da operação e solicitar a regularização da situação.
Caso não possua o talão comprovativo, o cliente terá de identificar o local onde se encontra o CA, bem como a data e a hora (aproximada) da realização da operação.
O CA recolheu as suas notas?
Quando o cliente não retira as notas no tempo definido, o CA recolhe-as como medida preventiva implementada no sistema.
O valor do levantamento poderá ser regularizado na conta debitada, mas o cliente deverá comunicar a situação à instituição emissora do cartão.
O CA estava em actualização?
Quando o CA apresenta a mensagem “CA em actualização”, é quando o CA entra automaticamente em processo de actualização do sistema, não tendo nenhuma relação com a operação antes realizada.
Normalmente, esta mensagem dura menos de um minuto.
O cliente seguinte (ou o mesmo, caso queira realizar outras operações) poderá aguardar pela conclusão da actualização.
O CA não conseguiu ler o cartão introduzido?
Quando o CA não consegue ler o cartão introduzido:
- O cartão introduzido no CA pode ter problemas no chip ou na banda magnética.
- Pode haver uma anomalia no leitor de cartões do CA.
- O CA apresenta uma mensagem indicativa do problema e o cartão é entregue ao cliente.
O cliente deve tentar utilizar outros CA's, antes de concluir que o cartão necessita de ser substituído.
O talão emitido pelo CA não estava legível ou não saiu?
Quando o talão emitido pelo CA não sai ou tem uma difícil leitura, o cliente poderá dirigir-se a outro CA e obter uma 2ª via do talão relativo à operação.