Como funciona?
Como funciona?
Comerciante
Para comerciantes que tenham lojas virtuais, o GPO permite integrar em suas plataformas, um terminal de pagamentos virtual à semelhança de um TPA físico, que funciona de forma segura e escalável. Podendo ainda através de um portal, acompanhar os pagamentos em tempo real, efectuar a gestão de receitas e de recursos associados à sua conta.
Cliente
Para clientes que desejam efectuar compras em lojas virtuais, o GPO através da app MCX Express, recebe a confirmação imediata dos pagamentos feitos em plataformas de e-commerce de forma segura e cómoda. Para o efeito, o cliente deve garantir que tem uma conta activa no MCX Express, inserir o nº de telemóvel associado no acto da compra ou ler o Código QR, e confirmar o pagamento através da notificação enviada pela app ou pela opção de menu “OPERAÇÕES POR AUTORIZAR”.
Como é que o Comerciante pode aderir a GPO?
A adesão à GPO inicia no Banco de apoio do comerciante, devendo este cumprir com todos os requisitos e escolher a forma de integração que mais se ajusta ao seu negócio.
As formas de integração existentes são: API ou iFRAME.
A distinção entre ambas, formas de integração, está principalmente no tempo e requisitos de certificação; A certificação por API, é mais complexa, incluindo, para além da certificação da solução, uma inspeccção de segurança da solução e infraestrutura do comerciante; ao contrário da iFrame que é mais simples e requer apenas que o comerciante insira as Tags específicas na sua solução virtual e efectue unicamente testes de conforto da sua solução com a nossa equipa de certificação.
Como complemento o Comerciante tem acesso a um Portal, no qual poderá gerir os seus terminais virtuais.
O comerciante pode oferecer aos seus clientes duas opções de pagamento através do MCX Express: pagamento pelo Número de Telemóvel, que o cliente já tem activo no canal interbancário MCX Express, e/ou pagamento por Código QR, que é lido directamente pelo MCX Express.
Se o comerciante optar pelo pagamento com Código QR, ele pode escolher entre:
- Código QR Dinâmico: um novo Código QR é gerado para cada compra, com o valor específico daquela transacção;
- Código QR Estático: utiliza-se um único Código QR para todas as transacções, o valor pode ser pré-definido pelo comerciante ou inserido pelo cliente, o comerciante pode também definir limites de valor (mínimo e máximo)
O que há de novo?
Os clientes de lojas virtuais integradas ao GPO, podem agora, em alternativa ao número de telemóvel, confirmar os pagamentos na app MCX Express através da leitura de um Código QR, com recurso a opção “COMPRAS”.
Comerciantes que não possuem uma loja virtual, mas desejam oferecer uma forma de pagamento sem a necessidade de um TPA físico, podem aderir ao TPA MULTICAIXA Code. Esse serviço fornece um Código QR emitido pelo banco, que o comerciante pode disponibilizar aos seus clientes. Os clientes, por sua vez, podem utilizar o MCX Express para ler o Código QR e realizar o pagamento de forma simples e rápida.
O Código QR, pode ser gerado com um valor fixo ou com limites de valor (mínimo e máximo) previamente definidos.
Saiba mais
sobre este canal
Quem pode aderir ao TPA MULTICAIXA Code? Onde é feita a adesão?
Entidades públicas ou privadas com todo processo de constituição em conformidade. A adesão é feita junto ao banco, no qual tem domiciliada a conta, informando que pretende aderir ao TPA MCX Code ou pagamentos com Código QR para o seu estabelecimento.
Quais são os custos associados?
Eventuais custos devem ser informados pelo Banco de Apoio ao Comerciante no acto de adesão ao serviço.