CANAL

Terminal de Pagamento Automático

Múltiplas funcionalidades e serviços para estabelecimentos comerciais num único equipamento.

O Terminal de Pagamento Automático (TPA) é utilizado para a aceitação de pagamento de compras em estabelecimentos comerciais (ponto de venda), permitindo acesso, através da utilização de cartões bancários, a um vasto leque de serviços e de funcionalidades como compras, pagamentos ou levantamento de numerário.

Operações

Saiba mais
sobre este canal

Compras

O utilizador pode efectuar a compra de bens ou serviço, utilizando um cartão de marca MULTICAIXA ou de marca internacional (VISA, MASTERCARD, American Express e Union Pay), com contrato de aceitação no TPA.

Para aceitação de diferentes marcas de cartões o comerciante deverá contratar com o seu Banco de Apoio a aceitação dessas marcas.

Devolução

O comerciante pode executar a devolução, total ou parcial, do montante/valor de uma compra.

Venda de Recarga

O cliente de determinado operador de telecomunicações tem a possibilidade de adquirir recargas para o carregamento do serviço/pacote oferecido.

Consulta de Saldo

Permite consultar o saldo da conta associada ao cartão que está a utilizar, directamente no talão.

Consulta de Movimentos

Permite consultar os últimos 10 movimentos da conta associada ao cartão que está a ser utilizado.

Autorização a Crédito

A operação de autorização a crédito permite ao comerciante verificar a disponibilidade de crédito no cartão bancário do utente. A operação não tem impacto contabilístico.

Cancelamento de Autorização a Crédito

Permite cancelar uma autorização a crédito anterior. O cancelamento de autorização a crédito deve ser realizado antes de se efectuar a compra que se procurou garantir com a autorização a crédito. A operação não tem impacto contabilístico.

Levantamento de Numerário em TPA

Permite a um cliente bancário titular de um cartão, realizar uma operação de levantamento de numerário no TPA. O montante máximo de levantamento é de 150.000,00 Kz por dia. Caso o utente do cartão bancário já tenha realizado o levantamento de numerário no dia em outro canal, só lhe será permitido levantar a diferença que lhe resta no TPA.

Este serviço comporta três (3) modalidades: Compra com levantamento; Levantamento com Cartão e Levantamento Sem Cartão.

  1. Compra com levantamento: permite a um cliente bancário titular de um cartão realizar, numa única operação, o pagamento de uma compra e o levantamento de um montante em numerário;
  2. Levantamento com Cartão: permite o levantamento de numerário a partir da conta associada ao cartão bancário;
  3. Levantamento Sem Cartão: permite ao cliente o levantamento de numerário sem o uso de um cartão físico MULTICAIXA.

Pagamento de Serviços

O cliente tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante a entidades/empresas que disponibilizam o pagamento através dos canais da Rede MULTICAIXA.

São disponibilizados serviços de pagamento por sector de negócio de comerciantes e entidades aderentes ao respectivo serviço:

  • Pagamentos por Referência: o titular do cartão tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante.
  • Pagamentos ao Estado: o utilizador pode efectuar pagamentos ao Estado, através da Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE) e Montante.