CANAL
Terminal de
Pagamento Automático
O Terminal de Pagamento Automático mais conhecido por TPA / POS é o terminal para aceitação de pagamento de compras em estabelecimentos comerciais (ponto de venda).
Permite o acesso a um vasto leque de serviços e de funcionalidades como compras, pagamentos ou levantamento de numerário, através da utilização de cartões bancários.
Operações
Saiba mais
sobre este canal
Consulta de Saldos
Permite consultar o saldo da conta associada ao cartão que está a utilizar, directamente no ecrã ou em talão.
Consulta de Movimentos
Permite consultar os últimos 10 movimentos da conta associada ao cartão que está a ser utilizado, directamente no ecrã ou em talão.
Segunda Via do Talão
Obter uma 2.ª via de um talão de uma determinada operação realizada na rede MULTICAIXA. Esta informação apenas fica disponível por 180 dias após a realização da operação desse mesmo ano.
Pagamento de Serviços
O cliente tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante a entidades/empresas que disponibilizam o pagamento através dos canais da Rede MULTICAIXA.
São disponibilizados serviços de pagamento por sector de negócio de comerciantes e entidades aderentes ao respectivo serviço:
- Pagamentos por Referência: o titular do cartão tem a possibilidade de pagar as suas facturas ou serviços por Número de Entidade, Número de Referência e Montante.
- Pagamentos ao Estado: o utilizador pode efectuar pagamentos ao Estado, através da Referência Única de Pagamento ao Estado (RUPE) e Montante.
- Televisão: o utilizador tem a possibilidade de efectuar pagamentos dos pacotes oferecidos pelos provedores de conteúdos de televisão como a DSTV, a ZAP ou a TV Cabo.
- Imobiliárias: o utilizador pode efectuar pagamentos ao sector imobiliário.
- Serviços Públicos: o utilizador pode efectuar pagamentos ao Sector Público, como empresas de distribuição de energia e de água.
- Telecomunicações: o utilizador tem acesso aos serviços relacionados com telecomunicações.
- Companhias Aéreas: o utilizador tem a possibilidade de efectuar o pagamento dos seus bilhetes de passagem às companhias aéreas como a TAAG, a TAP e SONAIR.
- Educação e Ensino: o utilizador tem a possibilidade de efectuar os pagamentos das suas prestações de propina e/ou mensalidades de estabelecimentos de ensino (escolas/colégios ou universidades).
- Pagamento de Cartão Fidelização: o utilizador tem a possibilidade de fazer o carregamento dos seus cartões de fidelização de determinada entidade.
- Compras online: o utilizador tem a possibilidade de efectuar os pagamentos das suas compras online.
Levantamento de Numerário em TPA
Permite a um cliente bancário titular de um cartão, realizar uma operação de levantamento de numerário no TPA. O montante máximo de levantamento é de 150.000,00 Kz por dia. Caso o utente do cartão bancário já tenha realizado o levantamento de numerário no dia em outro canal, só lhe será permitido levantar a diferença que lhe resta no TPA.
Este serviço comporta duas (2) modalidades: Compra com levantamento e Levantamento com Cartão.
Boas práticas:
- Coloque a sua segurança em primeiro lugar, evitando utilizar Caixas Automático em locais isolados ou com fraca iluminação, sobretudo em horários nocturnos;
- Contacte de imediato o Banco Emissor do cartão sempre que, em caso de captura, não seja apresentado o motivo da captura ou este lhe suscite dúvidas;
- Antes de se aproximar de um Caixa Automático (CA), tenha atenção às pessoas que se encontram nas imediações. Caso se aperceba que alguém se comporta de modo suspeito ou lhe suscita um sentimento de desconfiança, escolha outro CA;
- Mantenha-se junto ao Caixa Automático e cubra o teclado com o próprio corpo. Ao digitar o código secreto cubra sempre o teclado com a outra mão;
- Nunca force a entrada do cartão no leitor do Caixa Automático;
- Retire o cartão do leitor mal receba essa indicação no ecrã. Se o cartão ficar retido na máquina, informe de imediato a instituição emissora do cartão;
- Não aceite ajuda de estranhos sob qualquer pretexto;
- Depois de completar a operação de levantamento, guarde o dinheiro e o cartão discretamente antes de abandonar o Caixa Automático; não permaneça junto ao Caixa Automático contando e manuseando as notas;
- Se suspeitar de qualquer actividade ilícita, abandone o local de uma forma natural e, logo que possível, comunique as suas suspeitas às autoridades policiais;
- Não deixe os talões das operações junto ao Caixa Automático utilizado, para que os mesmos não possam ser usados, de forma fraudulenta, por terceiros. Destrua os talões de modo a dificultar a posterior reconstituição dos elementos neles constantes;
- Se notar que a máquina apresenta objectos estranhos (por exemplo, no leitor de cartões, no teclado ou existência de porta-panfletos), um modo de operar invulgar ou sinais de vandalismo ou adulteração, não o utilize e comunique esses factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;
- Se, no decurso de uma operação, notar que a máquina não está a funcionar regularmente ou apresenta instruções não usuais, cancele a operação e comunique os factos de imediato à Linha de Apoio MULTICAIXA através dos números +244 222 641 840 ou +244 923 168 840;
- O terminal pode ter, temporariamente, a operação de Levantamento indisponível; neste caso, o utilizador é avisado através de um pictograma que representa uma nota com um traço por cima, no ecrã inicial; o mesmo tipo de instrução está representado no caso de estarem os recibos indisponíveis;
- Na realização de uma operação, siga sempre as instruções afixadas no monitor do terminal, tendo em atenção o tempo máximo disponível para a realização de cada etapa da operação pretendida;
- Na operação de levantamento, não se esqueça de retirar de imediato a quantia que solicitou e confirme sempre o valor dispensado. Tem 20 segundos para retirar as notas. Ultrapassado este tempo a máquina faz a retenção das notas. Algumas máquinas têm um sinal sonoro de aviso;
- O Caixa Automático dispõe de duas tentativas para a introdução correcta do seu código secreto; na terceira tentativa, se continuar a marcar o número errado, o seu cartão será retido por razões de segurança.